sábado, dezembro 7

Projeto em escolas do Piauí usa teatro para aproximar alunos e professores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em Uruçuí, ações estimulam estudantes a se tornarem agentes de transformação social e ambiental 

Entre os dias 26 a 28 de novembro a cidade de Uruçuí, no interior do Piauí, recebe o projeto Teatro dos ODS, com oficinas de teatro e atividades práticas que colocam alunos e professores como agentes de transformação social. A ação leva para a comunidade escolar informações e atividades ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU. A ação é realizada pela Sustentabilidade e Cultura Produções e tem patrocínio da ISA ENERGIA BRASIL, líder no setor de transmissão de energia do Brasil.

 

O projeto vai atender cerca de 900 alunos da rede pública de ensino em uma programação que reúne oficinas teatrais nas quais eles aprendem a criar peças sobre o tema utilizando diversos recursos lúdicos. As ações também incluem palestras, oficinas de reciclagem, atividades físicas com jogos interativos, competições e experiências de laboratório. “Como uma ação que vai ao encontro de diversas iniciativas globais para a preservação do planeta, este projeto tem como missão aproximar as crianças e jovens das metas da ONU. Para tanto, usamos uma linguagem lúdica que os ajuda a entender que eles também terão um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, afirma Eloyna Fernandez, diretora da Sustentabilidade e Cultura. 

 

Criados em 2015 por líderes mundiais que reuniram as demandas mais urgentes para garantir uma vida sustentável no planeta até 2030, os ODS estimula governos, empresas e os agentes da sociedade a se comprometer com ações como a erradicação da fome, o uso de recursos naturais de forma sustentável, a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, a igualdade de gênero, a redução das desigualdades, entre outros. 

 

“Esta é uma iniciativa que fortalece a educação tradicional ao estimular que estudantes e professores sejam protagonistas na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao levar conhecimento e atividades práticas para as escolas, estamos plantando as sementes para uma transformação social significativa e duradoura nessas comunidades”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da ISA ENERGIA BRASIL

 

Além dos alunos,  professores também serão contemplados com a palestra “Como a arte pode ser ensinada nas escolas” que visa ensiná-los a arte e a cultura para trabalhar temas ligados à sustentabilidade.  

 

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto conta com algumas ações de democratização do acesso, como tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e instrutores preparados para atender crianças com diferentes demandas de aprendizado. 

 

CRONOGRAMA

 

26/11 – Centro Educacional José Cavalcante Filho

27/11 – Centro Educacional José Cavalcante Filho

28/11 – Unidade Escolar Genesis Neiva

 

Sobre o Isa Energia Brasil

Com uma equipe de mais de 1.500 colaboradores, a Isa Energia Brasil está presente em 18 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 29 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 1,5 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 133 subestações próprias (126 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

 

Sobre a Sustentabilidade e Cultura 

A Sustentabilidade e Cultura Produções é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições, curadoria e criação de projetos que reúnem cultura e sustentabilidade.

Informações para Imprensa 

Angela Miguel
87 98828-1041
[email protected]
https://www.bacuricomunica.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *